10 Dicas Infalíveis para Cuidados com o Cabelo no Frio

Fala, meu povo lindo! Beleza? Estou de volta com um tema importante: cuidados com o crespo no frio. O inverno não nos dá uma folga no quesito saúde capilar. Mas eu fui atrás de quem passa mais frio que a gente (minha boa e velha gringaiada) e reuni 10 dicas infalíveis para cuidados com o cabelo no frio. Confere aí que é sucesso!!!

 

Falou em sucesso, falou Solange Knowles! <3
Falou em sucesso, falou Solange Knowles! <3

 

#1 PLANEJE SUAS LAVAGENS

Uma das dicas mais importantes, eu diria. Nossos cuidados com a lavagem do cabelo devem ser inteligentes, para não darmos mais tensão ainda aos fios. Quanto mais grosso for o Fio, mais tempo ele demora pra secar. Afim de evitar o uso do calor para secá-los, eu sugiro que:

– Faça plopping após a lavagem para que ele retire o excesso de água do seu cabelo, sem que você peca em umidade e hidratação.

– Lave o seu cabelo no fim da manhã ou início da tarde, para que o cabelo tenha tempo de secar naturalmente.

Se mesmo assim você tiver que recorrer ao secador, por favor proteja seu crespo dos danos e use um protetor térmico. A minha musa Mari Morena selecionou vários protetores liberados para low/no poo no blog. Eu uso o da Aquaflora. Tem um cheirinho bom e dá uma segurada nos danos que o calor promove.

 

spray_defrizante_acquaflora_termoativado_120ml

 

#2 FAÇA TRATAMENTOS COM ÓLEO VEGETAL QUENTE

Sim, minha gente! Aquecer os óleos antes de usá-los ajuda MUITO na penetração dos nutrientes nos fios. Além disto, os óleos irão promover a hidratação do cabelo, força, restauram a elasticidade, diminuem o frizz e dão aquele brilho. Antes de lavar o cabelo com o shampoo (Pré Poo), você usa um óleo ou manteiga aquecida e deixe agir por bastante tempo. Eu geralmente deixo de um dia para o outro, em uma Umectação Noturna. Você pode fazer o Efeito Estufa com uma touca de banho e deixar por 30+ minutos e seu cabelo agradecerá demais!

IMPORTANTE! Não pode ferver os óleos ou manteigas, ou você perderá todos os nutrientes deles. Aqueça em banho maria que é sucesso! 😉

 

Aliás, se liga nessa receita de manteiga cremosa maravilhosa que você pode fazer em sua casa e usar pra sempre! <3

 

#3 FUJA DA GLICERINA, MULHER!

A glicerina é um umectante que retira a umidade do ambiente e hidrata seu cabelo. Até aí ele é ótimo! Mas no tempo seco e frio, tanto sozinho ou dentro de produtos de cabelo pode tirar a umidade de dentro do seu cabelo e causar mais ressecamento, ou seja, ele faz o efeito inverso! Muitos dos produtos que contém glicerina também contém água – um recursos em que a glicerina pode puxar a umidade, ao invés de tirar do seu cabelo. Isto depende do que você irá usar no cabelo. Como solução para os seus produtos com glicerina, você pode simplesmente adicionar água ao produto e usar normalmente, sem medo de ser feliz!

 

#4 PROTEJA SUAS MADEIXAS

Você já ouviu falar de estilos protetivos para o cabelo?

Deixar os cabelos sempre soltos no frio podem causar danos e ressecamento, principalmente nas pontas. Estilos protetivos como tranças e twists ajudam muito a manter a umidade dentro do seu fio, promovendo assim, a proteção. Não há necessidade de extensões capilares, apliques, nada disso. Tenha o cuidado de dar um espaço de 1 a 2 semanas de ‘respiro’ para o cabelo se você for trançar ou fazer twists de longa duração (1 a 3 meses) antes de pensar em estilizar novamente.

 

Minha musa dos estilos protetivos e empoderamento preto IG: @natalyneri
Minha musa dos estilos protetivos e empoderamento preto IG: @natalyneri

 

 

#5 SONO DE BELEZA PRO CABELO TAMBÉM, POR QUE NÃO?

Na hora do SEU sono de beleza, envolva o crespo em um lenço de cetim. Existem opções de toucas e/ou fronhas também. Assim, se você não se sente confortável com nada amarrado no cabelo, você pode dormir tranquila, que seu cabelo acordará D-I-V-O no dia seguinte!

Se você deixar o seu cabelo desprotegido enquanto dorme, basicamente tudo que você aplicou no seu cabelo será sugado pela fronha de algodão e aí é um desperdício de tempo e dinheiro.

 

#6 HIDRATE SEU CABELO

O ressecamento já é natural do cabelo crespo e cacheado. No frio, ele se potencializa e é importante mantê-lo sempre hidratado, para que a umidade proteja seu fio dos danos do ressecamento. Isso é REGRA! Não dá pra ter cabelo saudável no frio (e na vida) sem hidratação.

 

#7 JAMAIS SAIA COM OS CABELOS MOLHADOS

Aqui no Brasil é difícil encontrar um lugar frio o suficiente para congelar o seu cabelo. Mas não é impossível! Sendo assim, siga este mandamento alinhado com a dica #1 e aí seu cabelo nunca irá congelar e quebrar. Combinado?!

 

#8 BEBA ÁGUA, MONAMOUR!!!

Parece até besteira, mas é ESSENCIAL que você hidrate seu corpo por dentro, para que os efeitos externos sejam vistos. Não tô só falando de cabelo não, to falando de pele, unhas, TUDO! Bebam água, minha gente!!!

 

Se hidrate, gente!
Se hidrate, gente!

 

#9 SEJA GENTIL COM SEU CABELO

É necessário que sejamos gentis com nosso cabelo no frio, para que ele mestenha seu comprimento e elasticidade. Tenha o cuidado de dividir o seu cabelo antes de desembaraçar e sempre pentear no sentido das pontas à raiz. Você pode usar um pente de dentes largos ou os dedos. Eu particularmente prefiro o pente para soltar as pontas e depois uso os dedos mesmo e, para a aplicação de óleos no cabelo seco, eu uso o Método Praying Hands. Já ouviu falar? Ele ajuda a espalhar o óleo pela extensão dos fios sem necessariamente colocar os dedos no cabelo seco:

 

prayinghands

 

 

#10 SEJA FELIZ 🙂

Não deixe que o inverno te desencoraje de curtir o seu cabelo. Aproveite este tempo para aprender e experimentar alguns estilos protetivos e se joga!!!

 

Viu, a moleza que é curtir o inverno com o cabelo saudável? Tem nada impossível aí! Se joga e me conta aí nos comentários o que você faz para passar pelo inverno ou frio com o seu crespo!

Você também pode gostar