Como Manter o Seu Cabelo Hidratado Quando Está Sem Dinheiro Para Produtos?

Ai, ai, meu povo Encrespado. Quando começamos a cuidar de nossos cabelos naturais, babamos em blogs e instablogs com os produtos maravilhosos para cabelo e queremos tudo, né? Eu não sou diferente não, quando posso, gosto de investir e adquirir produtos que acredito que vão ajudar a manter o meu cabelo sempre maravilhoso. Mas no atual momento do Brasil, nosso suado dinheirinho mal dá para as contas básicas do dia-a-dia e nosso crespo mara fica em segundo plano (alguém aí se identifica?!)… Pensando nisto, criei este post para ajudar vocês a manter o cabelo hidratado quando estamos sem dinheiro para comprar produtos e também quebrar aquele estigma de que cuidar de cabelo precisa gastar muito dinheiro. VEM VER COMIGO!!!

  • Já repito como um mantra: os cuidados com o cabelo natural NÃO DEVEM SER CAROS! Com um pouco de criatividade, você pode reter a umidade em seus fios com sucesso e ter um crespo-maravilha saudável (repita comigo 3x).
Respire - Pause - Expire - Repita
Respire – Pause – Expire – Repita

 

Agora sim… Vamos ao que interessa: veja como manter o seu cabelo hidratado quando está sem dinheiro para produtos!

 

CRIE SEU PRÓPRIO SHAMPOO

Ao invés de comprar um shampoo, você pode fazer o seu próprio usando ingredientes que você provavelmente já possui na prateleira. Você pode substituir produtos caros ou procedimentos que faria em um salão para dar aquela passadinha no mercado e comprar tudo por lá.

 

Shampoo de Bicarbonato

  • 2 copos de água morna
  • 1/2 copo de bicarbonato de sódio

Deixe que a mistura dissolva por completo e se certifique que está com uma textura cremosa e não aerada. Aplique na raiz do cabelo, massageando o couro cabeludo e enxague bem. Agora você está pronta(o) para condicionar o cabelo.

 

VOCÊ DEVE USAR UM CONDICIONADOR!

 

Isto não significa que você não possa fazer um! 😉 O que eu quero dizer com isso é que condicionar o cabelo é o passo mais importante e, se não for feito, pode ser uma das primeiras razões de você sofrer com a quebra do cabelo. O condicionamento é necessário para reparar o cabelo dos danos que ele sofre, diexando-o mais macio e gerenciável. Eu tenho algumas receitas que você poderá tentar (postarei em um vídeo, que tal?!). Desde que você use um shampoo com sulfatos, você terá que usar os condicionadores para reter uma maior quantidade de umidade dentro dos fios e mantê-los hidratados.

 

Condicionador de Mel (não é pra comer não hein, minha gente!)

  • 2 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem 100% vegetal e maravilhoso <3

Misture o mel com o azeite de oliva antes de derreter no microondas (gente, é 20, 30 segundinhos no máximo ou o azeite perde suas propriedades maravilhosas e vira um óleo qualquer e estamos em contenção de gastos aqui. Então, sem desperdícios!). Aplique no cabelo e cubra com um saco/touca plástica por 15-30 minutos. Enxágue e finalize como quiser.

Dica: você pode substituir o azeite de oliva por óleo de coco e ter um outro condicionador novinho!

 

E O DEEP CONDITIONING?!

 

O Deep Conditioning (ou Condicionamento Profundo) é um passo necessário na manutenção e cuidados com o cabelo, para que ele cresça forte e saudável contra os danos que podem ser causados pelo sol, vento e poluição, por exemplo. Condicionadores Profundos permitem a entrada de nutrientes ao longo do fio, com efeitos de período longo, ao contrário do condicionador, que age em curto prazo. Tratamentos profundos irão manter o seu cabelo macio e irão temporariamente ‘apagar’ as áreas com danos. É necessário fechar as cutículas de seu cabelo e selar as cutículas após lavar o cabelo com o shampoo e os condicionadores (profundos ou não) ajudam e são importantíssimos!

Aqui vai mais uma receitinha que vai lhe ajudar a cuidar do cabelo em um custo muito baixo (ou custo zero). Os condicionadores (profundos ou não) e máscaras de hidratação irão ajudar a manter o seu cabelo hidratado e irão lutar contra o ressecamento que você sente nos fios.

 

Máscara de Banana Para Cabelos com Danos

  • 1 banana picada
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (como sempre, extra-virgem, 100% vegetal, por favor)
  • Liquidificador

Coloque a banana dentro do liquidificador e bata com uma colher de sopa de água (dica preciosa para não ficar com pedaços de banana no cabelo) até que ele forme um purê suave. Adicione o azeite de oliva extra-virgem até que fique cremoso. Caso você note que está com pedacinhos de banana que não misturam, use uma peneira para removê-las. Tenha certeza de que a mistura está suave e cremosa, para que não tenha que tirar pedaços de banana do cabelo (o que é um pesadelo, trust me). Aplique nos fios recentemente lavados, molhados e cubra com uma touca/saco plástico por 30 minutos. Enxágue e finalize como quiser.

 

GUARDE DINHEIRO PARA UM FINALIZADOR

 

Veja primeiro se estas receitas funcionam em seu cabelo antes de tentar um finalizador caseiro. Você provavelmente não está usando um finalizador caseiro atualmente, então você irá sentir uma ENORME diferença e não há necessidade de experimentar neste momento (um passo de cada vez, respire fundo! rs*). O dinheiro que você economiza em shampoos e condicionadores fazendo receitinhas caseiras poderão lhe dar a oportunidade de adquirir um finalizador, como leave-in ou creme de pentear.

Eu indico aqui 3 produtos abaixo dos 10 reais para finalizar seu cabelo sem medo de ser feliz (e sem deixar de pagar a conta de luz! Haha)

 

  • Yamasterol Multifuncional: Ahh, minha gente! Esse é meu queridinho desde que eu iniciei o meu processo de transição para o cabelo natural. Ele é uma excelente escolha para finalizador.

Prós: além de super barato e de ser encontrado facilmente em qualquer esquina, ele possui em sua composição o aloe vera querido. Quem me acompanha aqui no Blog sabe que eu amo este produtinho que Deus nos deu e que é um grande aliado no combate ao ressecamento. Recomendo sim o Yamá Amarelinho! <3

Yamá, me patrocina!!!
Yamá, me patrocina!!!

Contras: ele possui um aspecto aquoso, então ele é leve demais pro meu cabelo. Então ele é perfeito para quando eu faço um wash-n-go, mas não garante um bom day after com definição.

 

  • Garnier Cachos Poderosos: segundo a marca, este creme de pentear possui um concetrado na molécula de filloxane e seiva de bambu que recria e memoriza a forma dos cachos desde o interior, proporcionando maior nutrição, definição e brilho. Como resultado, cachos recriados e memorizados por 72h.

Prós: Ele é mais consistente, e eu adoro esse tipo de cremosidade em um creme de pentear ou leave-in. No dia seguinte, meus cachos continuaram definidos e com menos frizz.

Contras: gente, o cheiro é muito forte, doce e minha rinite atacou por 2 dias seguidos! Então eu recomendo que deem uma cheiradinha antes de comprar. Fiquei com dores de cabeça por conta do cheiro, então a experiência não foi das melhores. Além disso, o cabelo ficou sem volume e não curto muito. Mas se essa é a sua praia, vai fundo!

 

  • Salon Line #Tô de Cacho ‘que tal’ Crespo Divino: gente, a linha toda vale a pena! Eles criaram cremes de pentear para os 3 tipos de cacho (2, 3 e 4). Ixi, não sabe qual o seu tipo de cacho?! Descubra clicando aqui.

Prós: Eles têm uma textura de creme, que eu AMO, mas não deixa o cabelo pesado, como ficou o meu ao passar o Garnier aí de cima! Além disso, ele possui versões de 300lm e 500ml, assim você pode optar por tamanhos maiores, caso goste muito, como eu gosto! Ele não dá uma definição gigantesca se usado sozinho (porque a linha tem uma gelatina também que ajuda), então ele me deu um voluminho que eu gosto. Este é o que uso atualmente!

Contras: o meu cabelo não se adaptou de jeito nenhum ao creme de pentear para cabelos tipo 4. Ele deixou meu cabelo pesado de oleoso, então tinha que lavar o cabelo mais cedo, ou morria de sujeira. Toquei pelo “Crespo Divino” e ele deu uma bela melhorada nesse aspecto. Dica: experimentem, troquem com amigas antes de torná-lo fixo em sua rotina capilar.

 

E aí? Depois do mantra e das minhas dicas, dá ou não dá pra manter seu Crespo-Maravilha lindo e saudável com pouco dinheiro?! Dá sim, gente! Conheçam seu cabelo, testem, leiam muito e não tem mistério: o céu (e a internet) é o limite!!!

 

Beijos hidratados,

-Naza

Você também pode gostar