Dicionário do Crespo | Crespa Explica

Olá, Ser Encrespado! Alguém buscando uma ajudinha com termos/técnicas/ingredientes capilares?! Fui atrás de um dicionário com os diversos termos para cabelos crespos e cacheados do Brasil e da Gringa e criei o Dicionário do Crespo! Este post será atualizado de acordo com os termos que forem aparecendo. Se não encontrar o termo que procura deixe-o nos comentários que eu busco e coloco aqui! Vamos compartilhar conhecimento, meu povo! 🙂

 

DICA DA CRESPA: Para pesquisar e navegar mais facilmente pela página, é moleza: basta usar os botões Ctrl F e ele abrirá uma caixinha para que busque os termos que procura de forma mais rápida.

 

2º dia do cabelo (2nd day hair) – Aquele cabelo que acorda bonitão (ou pelo menos decente) ao acordar no dia seguinte. Assim, você não precisa fazer praticamente nada para sair de casa. Alguns crespos sortudos conseguem não só o 2º, como o 3º, 4º dia do cabelo!

3abc/4a/4b/4c – É um tipo de sistema de classificação de cabelo. Para melhor explicação, clique NESTE LINK.

ACV (Apple Cider Vinegar) – É a sigla para o bendito Vinagre de Maçã. Ele é usado para selar a cutícula. Usando a sigla em inglês a chance de encontrar tutoriais de como usar é bem maior. Se joga!

APL (Arm pit length) – Se refere ao comprimento do cabelo. Pesquisar por arm pit lengh (APL) é encontrar cabelos na altura dos omoplatas, logo abaixo dos ombros. Você pode encontrar tutoriais de penteados na gringa para esse comprimento mais fácil!

AVJ (Aloe Vera Juice) – É a sigla para o maravilhoso Gel de Aloe Vera. Ele é usado tanta coisa que teria que ter um post inteiro sobre ele. E já tem, meu amor! Basta clicar nesse LINK.

BAA (Big Ass Afro) – Quer encontrar volumão? Pesquise por BAA e você encontrará os volumões mais lindos e crespos!

Baggy – Técnica que, logo após hidratar ou umedecer o crespo, você usa um saquinho plásco para manter a umidade no cabelo. Para melhor explicação, clique neste LINK.

BC (Big Chop) – É a fase da transição capilar, em que cortamos toda a parte com química do cabelo, o deixando totalmente natural. Eu fiz o BC! Conheça minha história ao clicar neste LINK.

BNC (Braid-n-Curl) – Técnica de texturização capilar que consiste basicamente em tranças soltas ou enraizadas que terminam enroladas em bigudinhos. Pesquisar isto na net é garantia de bons tutoriais.

BSL (Bra Strap Length) – Se refere ao comprimento do cabelo. Pesquisar por bra strap length (BSL) é encontrar cabelos na altura da faixa do sutiã, mais ou menos no meio das costas. Você pode encontrar tutoriais de penteados na gringa para esse comprimento mais fácil!

BSS (Beauty Supply Store) – Quer saber os produtos ques gringas usam no cabelo? Pesquise por Beauty Supply Shop e você encontrará as lojas de produtos de beleza.

CBL (Collar Bone Length) – Se refere ao comprimento do cabelo. Pesquisar por Collar Bone Length (CBL) é encontrar cabelos na altura da clavícula, ou popularmente conhecido como ‘sabonete’. Você pode encontrar tutoriais de penteados na gringa para esse comprimento mais fácil!

Co-Wash – É a técnica No Poo de utilização do condicionador para lavar o cabelo, no lugar do shampoo.

Cones – É uma gíria para os Silicones, ou ingredientes encontrados em vários produtos para cabelos e que não são solúveis em água (ex: você precisa de shampoo para remover). Não eliminar os silicones do seu cabelo pode levá-lo a danos, ocasionando em cabelo seco e quebra (devido ao ‘sufocamento’ dos fios – nada entra ou sai do seu cabelo, se ele estiver coberto por silicones – SE LIVRA DISSO!!!)

Cronograma Capilar: É um método de tratamento do seu cabelo, que consiste em 3 fases: Hidratação (H), Nutrição (N) e Reconstrução (R). Você monta uma agenda com estas rotinas em um mês e mantém o seu cabelo lindo, sedoso e muito bem cuidado. Te conto como é o meu Cronograma neste LINK.

CG (Curly Girl Method) – Refere-se ao método explicado no livro da Lorraine Massey. É uma filosofia para cachos e crespos que envolve shampoos com sulfatos leves, produtos sem silicones (ou cones :)), co-wash, entre diversas outas coisas. Isto é só o básico, o livro é completíssimo!

Day After (dia seguinte) – Aquele cabelo que acorda bonitão (ou pelo menos decente) ao acordar no dia seguinte. Assim, você não precisa fazer praticamente nada para sair de casa. Alguns crespos sortudos conseguem não só o 2º, como o 3º, 4º day after! Esse termo é mais usado em blogs brasileiros. Na gringa, elas falam 2nd hair day. 😉

DT ou DC (Deep Treatment ou Deep Conditioner) – Eu amo e faço demais! É traduzido livremente como uma hidratação profunda ou condicionamento mesmo. É uma técnica da gringa, onde se usa um condicionador liberado para ação de muitas horas, misturado com óleos ou não, com o uso do calor ou do método Baggy para que o efeito seja potencializado. A-M-O!!! Farei um tutorial em breve!

Dusting – É a gíria usada para o corte das pontas do cabelo, coisa de poucos centímetros. O termo Dusting (remover a poeira do lugar) é usado porque se o seu cabelo precisa ser aparado nas pontas eventualmente, é tão pouco cabelo, que parece que tem poeira no chão (Naza é cultura, minha gente! Rs*)

EO (Essential Oil) – É a sigla para Óleos Essenciais. Pesquisar por EO é encontrar o que a gringaiada usa no cabelo para tratamento. Eu destaco três para você, de graça: óleos essenciais de Tea Tree, Lavanda e Peppermint. Se joga nas receitinhas!

EVCO (Extra Virgin Coconut Oil) – É o benito Óleo de Coco Extra Virgem. Quanto menos processado o óleo, melhor para o seu cabelo. É usado para caramba no DC. Eu uso sempre e amo de paixão! <3

EVOO (Extra Virgin Olive Oil) – É o Azeite de Oliva Extra Virgem. Quanto menos processado o óleo, melhor para o seu cabelo. Tem cada receita boa para o cabelo, que vocês nem sabem! Pesquisem, se encham de informação! O seu crespo agradece!

Finalização – Como próprio nome já diz, é a fase em que você termina o tratamento do cabelo, ou a rotina. Você utiliza um leave-in ou creme de pentear para estilizar o seu cabelo e deixá-lo pronto.

Fitagem Capilar – É uma técnica de finalização, onde você utiliza óleos, géis ou pastas, cremes de pentear e aplica no cabelo mecha a mecha, formando fitas que serão mechas cacheadas. É como pegar uma fita de embrulhar presente e uma tesoura. Se você passa a tesoura pela fita ela enrola, correto? No cabelo é a mesma coisa. Você estimula a formação dos cachos por meio desta técnica. A internet tem o mundo de tutoriais de Fitagem, desde a tradicional até à estruturada.

H (Hidratação) – A Hidratação é uma das fases mais importantes do Cronograma Capilar (significado lá em cima!). Quanto mais crespo o cabelo, mais ele precisa de umidade. A Hidratação é a reposição de água do seu cabelo. O tratamento consiste na rotina normal de lavagem / HIDRATAÇÃO / condicionamento e finalização. Máscaras de hidratação suprem perfeitamente a necessidade que o cabelo precisa. Métodos como o baggy ajudam muito na manutenção e hidratação do seu crespo.

HG (Holy Grail) – Traduzido como “o Santo Graal”, a sigla HG são encontrados em posts da gringa para se referirem aos produtos que são testados e aprovados pelas blogueiras e cabeleireiras.

HIH (Hands in Hair) – É uma doença compulsiva que faz com que você manipule o seu cabelo trançado, repetidamente. Essa é nova até pra mim!

MBL (mid back length) – Se refere ao comprimento do cabelo. Pesquisar por mid back length (MBL) é encontrar cabelos no comprimento do meio das costas. Você pode encontrar tutoriais de penteados na gringa para esse comprimento mais fácil!

Nappyversary ou Nattyversary – É a data de aniversário em que você comemora o dia em que você se tornou natural (não usa mais químicas no cabelo. O meu Nappyversary é 10 de Abriu, e o seu?

No-poo – É simplesmente “sem shampoo” ou no shampoo. Crespas, cacheadas ou lisas que seguem esta rotina seguem a técnica CG (olha lá em cima o significado heim?) e não usam Cones ou nenenhum outro óleo pesado que necessitam do shampoo para removê-los (isso deixa o cabelo bem ressecado). Ao invés de lavar com o shampoo, muitas crespas usam o condicionador (co-wash) para higienizar o couro cabeludo.

N (Nutrição) – A Nutrição é uma das fases mais importantes do Cronograma Capilar (significado lá em cima!). Nutrição é a reposição de óleos do seu cabelo. O tratamento consiste na rotina normal de lavagem / NUTRIÇÃO / condicionamento e finalização. Máscaras de nutrição ajudam na necessidade que o cabelo precisa. Métodos como a Umectação Capilar  ou DC potencializam ainda mais a nutrição.

Pineappleing (Penteado Abacaxi) – É um método que as cacheadas e crespas usam para preservar ou proteger o cabelo durante à noite para que tenham um 2º dia do cabelo bem sucedido. Você joga seu crespo ou cacheado para o topo da cabeça em um ‘rabo de cavalo’ folgado e dorme com uma fronha ou touca de cetim. Ao acordar, você solta e gentilmente sacode a cabela e couro cabeludo para que o crespo ou cacho estejam preservados e com definição. Veja aqui como é: LINK.

PJ (Product Junky) – Significa um produto ruim para cabelos ou é a gíria que dão para alguém que compra qualquer produto para cabelo, sem nem olhar direito.

Plopping – É um método de secagem do cabelo, sem ter que usar nenhum calor. Basta uma Camiseta ou um material leve, como microfibra ou papel toalha. Diminui o tempo de secagem e não agride o cabelo, dá aquela ajuda com o frizz. Veja como fazer, clicando neste LINK.

Pre-pooing – É o pré-poo, método de aplicação de óleos naturais e de origem vegetal antes de lavar o cabelo com o shampoo. Você pode fazer isto na noite anterior (Umectação Noturna) ou simplesmente deixar por algumas horas antes de lavar o cabelo. Isto serve para ajudar o cabelo a se manter nutrido antes do processo ressecante do shampoo. Fiz uma receita muito boa de shampoo que não resseca o cabelo (pelo menos o meu não ressecou não. Clique neste LINK para ver a receita! É fácil, fácil).

R (Reconstrução) – A Reconstrução é uma das fases do Cronograma Capilar (significado lá em cima!) e também a mais cautelosa. Reconstrução é a reposição de queratina do seu cabelo. O tratamento consiste na rotina normal de RECONSTRUÇÃO/ lavagem / condicionamento e finalização. Eu faço um pouco diferente: eu uso a queratina líquida, pauso por 15 minutos, passo a máscara de hidratação ou condicionador próprio para DC, pauso, enxáguo e finalizo. A queratina líquida é a protagonista, mas o uso de produtos naturais como Clara de Ovo ou Vinagre de Maça são coadjuvantes poderosos. Cuidado! Ao utilizar estes produtos, o cabelo fica duro, então NADA DE PENTEAR ou passar os dedos entre o cabelo. O Praying Hands Method ajuda a espalhar o produto pelo cabelo sem correr o risco de quebrar seu cabelo.

Sealing (selando o fio) – É uma espécie de selagem do fio, especialmente das pontas. Para que esta selagem seja efetiva, você precisa primeiro usar um condicionador ou máscara de hidratação (Base água como ingrediente) e depois selar com uma manteiga ou óleo vegetal. As moléculas que existem na maioria dos óleos e manteigas são muito largas para passar pelo cabelo, então ela fica grudada do lado de fora do fio, protegendo a hidratação e umidade destas máscaras e condicionadores (é o poder!). O reverso desta técnica leva ao ressecamento do cabelo, principalmente das pontinhas. Selar é importante e me ajuda muitão!

S&Ds (Search and Destroy) –  “Procurar e Destruir” é uma rotina de ‘checar’ o seu cabelo e as pontas. Sempre que você ver uma ponta dupla, quebradiça ou ressecada, tem que tirar. É importante usar uma tesoura própria para cabelo, essa é a chave! É importante dizer que é apenas para CORTAR AS PONTINHAS MESMO. Tesouras cegas farão um baita estrago! Fujam disso. É um corte mínimo, de manutenção. Caso não se sinta confiante em fazer isto sozinho(a), procure um cabeleireiro especialista no seu crespo!

Slip (Escorregadio) – Palavra usada para descrever um produto que desliza mais fácil (geralmente aquele condicionador molinho ou creme de pentear) que ajuda a desembaraçar o crespo.

SLS (Sodium Lauryl Sulfate) – Sulfato encontrado em produtos pesadões para o cabelo, principalmente shampoos. Por isso que o método CG evita o shampoo.

TNC (Twist-n-Curl) – Técnica de texturização capilar que consiste basicamente em twists soltas que terminam enroladas em bigudinhos ou pequenos coques (Bantu Knots). Pesquisar isto na net é garantia de bons tutoriais.

Transitioning (Transição Capilar) – Este é o período em que estamos nos livrando da química e deixando o cabelo natural crescer, sem ainda ter feito o BC. Eu passei por essa fase e superei! Precisa de inspiração? Veja minha história aqui neste LINK.

TWA (Teeny Weeny Afro) – Se refere ao comprimento do cabelo. Pesquisar por teeny weeny afro (TWA) é encontrar cabelos beeeeeem curtinhos, com apenas alguns poucos centímetros. Você pode encontrar tutoriais de penteados, tratamentos e empoderamento na gringa para esse comprimento mais fácil!

Twist Out – Técnica de texturização capilar que consiste basicamente em twists (tranças de 2 mechas) soltas ou enraizadas que, ao deixarem secar ao natural ou com a ajuda de um secador dão definição ao serem soltas. Ideal para quem está em Transição Capilar ou acabou de fazer o BC e quer dar uma ‘alongada/esticada’ no crespo, para que ele apareça mais! Pesquisar isto na net é garantia de bons tutoriais.

Umectação Noturna – Como se fala disso hein? Ela serve tanto para o DC ou Pré Poo ou até mesmo anteceder a Nutrição Capilar. Consiste na prática de aplicar um óleo vegetal (100% vegetal viu? Nada dessas enganações de farmácia), do couro cabeludo às pontas, massageando o cabelo e couro cabeludo, estimulando a vasodilatação dos bulbos capilares, promovendo o crescimento capilar, além da ação ser altamente nutritiva para os fios e protetora do shampoo e seus surfactantes. Você deixa no cabelo de um dia para o outro e faz o seu tratamento do dia seguinte, podendo ser um WnG normal ou uma N ou serve como Pré Poo mesmo! Eu indico o EVCO, EVOO, Óleo de Amêndoas Doces, óleo de girassol, óleo de soja (SIM, dá pra fazer isso com o óleo de cozinha, porém, o mesmo tem um PH alto, então eu não recomento, pois ele pode fragilizar mais um cabelo já frágil). O azeite é um dos meus favoritos!

WnG ou W&G (Wash and Go) – É simplesmente a rotina capilar normal da crespa, onde se faz o co-wash na lavagem (WASH), finaliza de costume (com um gel ou leave-in) e #Partiu (GO): ou deixa o cabelo secar ao natural ou com a ajuda de um difusor. Quem disse que cuidados diários com o crespo é difícil? Sabe de naaaaada, inocente!

tumblr_n7j04izms21telqo9o1_500

 

Para pesquisar e navegar mais facilmente pela página, é moleza: basta usar os botões Ctrl F e ele abrirá uma caixinha para que busque os termos que procura de forma mais rápida.

Melhor do que isso, só dois disso, né non?! 😉

 

Tá faltando algum termo aí? Me conta e eu adiciono rapidola!

 

Beijos crespos,

Naza.

Você também pode gostar