Qual o Meu Tipo de Cabelo?!

“Gente, qual o meu tipo de cabelo?!” Com certeza você já ouviu ou leu isso pelos grupos de manas cacheadas e crespas. E para mim, saber o seu tipo de cabelo é muito importante. Quer saber porque? A Crespa explica já já. Primeiro, vamos entender os tipos de cabelo para que você identifique o seu. Vem!!!

A textura do cabelo é o que define o tipo dele. Mas o que é textura capilar?! Em termos bem leigos e superficiais, é a forma que o seu cabelo tem, como é em sua superfície. Foi a partir destas formas é que o Hair Stylist Andre Walker criou um sistema de tipagem de cabelo. E é ela que eu vou mostrar para vocês, bem como as nomenclaturas usadas para cada tipo.

 

Já vou começando, pulando o Tipo 1 de cabelo, pois ele é o liso. Sendo assim, não há diferenças significativas de textura. Nós vamos progressivamente, do Tipo 2 – ondulado (wavy hair), passando pelo Tipo 3 – cacheado (curly hair) até chegarmos no que inspirou este canal, o Tipo 4 – cabelo crespo (coily hair). Agora sim, vamos lá!

 

TIPO 2 – Cabelo Ondulado (wavy hair)

Os cabelos do Tipo 2 incluem um padrão ondulado de cabelo. As ondinhas do cabelo no tipo 2 tem o formato de S e a raiz é tipicamente lisa e rente à cabeça. Este tipo possui 3 ‘graus’ de ondulações. Nomeamos assim:

  • TIPO 2 ‘A’ – Cabelos tipo 2a são de ondas suaves em formato de “S” e ondulações bem rente à cabeça. O cabelo tende a ser fino em densidade. Embora tenha uma forma natural, o Tipo 2a é desprovido de volume e de definição.

TIPO2A

  • TIPO 2 ‘B’ – Cabelos tipo 2b são de ondas suaves em formato de “S” e raiz lisa bem rente à cabeça, como no 2a. Contudo, os cachos começam mais próximas à raiz. O cabelo 2b tende a ter mais frizz no topo de cabeça e costuma perder a definição facilmente.

TIPO2B

  • TIPO 2 ‘C’ – Cabelos tipo 2c são de ondas mais fortes de todos os cabelos do tipo 2. O cabelo tipo 2c tende a ser mais resistente à texturização e perde definição dos cachos mais facilmente do que outros tipos de texturas – bantu knots, bigudinho, ou twists podem realmente fazer com que o cabelo perca a definição ao invés de promovê-la. As técnicas de Scrunching e Fitagem podem ser mais eficientes para o cabelo tipo 2c.

TIPO2C

TIPO 3 – Cabelo Cacheado (curly hair)

Os cabelos do Tipo 3 incluem um padrão cacheado de cabelo que são bem definidos e resilientes. O cabelo tipo 3 é bem encorpado e pode ser facilmente estilizado (com texturizações, por exemplo), ou até sendo escovado, esticado. Apesar do que se mostra, os cachos tipo 3 são suaves e finos.  Este tipo possui 3 ‘graus’ de cachos. Nomeamos assim:

 

  • TIPO 3 ‘A’ – Cabelos tipo 3a apresentam o “S” presente no tipo 2, mas em loop e mais resiliente (você estica e ele volta, perfeitamente).  Cachos tipo 3A possuem a largura de um giz de quadro negro. Geralmente, este tipo de cabelo pode ser facilmente texturizado (técnicas diversas como twist e bantu-knots) e é mais propenso à frizz e perda de definição do que o de tipo 2. Ou seja, ele é mais definido naturalmente, mas perde facilmente sua textura se fizer alguma técnica de re-texturização.

TIPO3A

  • TIPO 3 ‘B’ – Cabelos tipo 3b são voluptuosos e apresentam cachos menores dos que os do tipo. Cachos tipo 3b não é tão brilhante, mas a textura é mais enrolada e densa.

TIPO3Ba

  • TIPO 3 ‘C’ – Cabelos tipo 3c assemelham-se a saca-rolhas apertadas e tem a circunferência de aprox.  um lápis. Cabelo Tipo 3c tende a ser mais elevado em densidade, sendo mais grosso do que o cabelo tipo 2 ou 3, dando-lhe mais volume. Cachos Tipo 3c são possuem fios mais finos em textura, embora cresçam firmemente juntos à cabeça.

TIPO3C

TIPO 4 – Cabelo Crespo (coily hair) <3

Os cabelos do Tipo 4 é bem versátil em termos de textura: podem variar de denso a bem fininho, de com aspecto mais aramado a áspero com muitas, muitas mechas densas e compactadas. O cabelo crespo possui menos camadas de cutículas do que os cabelos tipo 2 e 3, o que resulta em menos proteção contra danos, impulsionados ao serem penteados, escovados, texturizados ou secados com secadores de ar quente. Ou seja, precisa de cuidados especiais, mas que dão resultados incríveis! Este tipo possui 3 ‘graus’ de crespos. Nomeamos assim:

 

  • TIPO 4 ‘A’ – O Crespo 4a ele é enrolado no formato de ‘s’, mas em loop bem apertadinho. Ele retém mais umidade do que o crespo 4b e há um padrão de cacho aparente. A circunferência dos espirais são próximas a agulhas de crochê. A textura deste crespo pode ser mais áspera ou fininha. É geralmente frágil e com densidade alta. Crespos tipo 4a possui poucas camadas em sua cutícula capilar, diferente dos demais tipos, o que significa menos proteção natural contra danos.

TIPO 4A

  • TIPO 4 ‘B’ – O Crespo 4b tem o formato de ‘Z’ e com menos definição. Ao invés de cachos ou espirais, o crespo 4b tem o formato ‘chapado’ em ‘z’. A sua textura é compacta e pode ter a sensação pouco áspera, com muitas mechas densas e compactas, juntinhas! Este tipo de crespo encolhe bem (Fator encolhimento), cerca de 75% do seu comprimento real (GENTE!!!). Contudo, crespos tipo 4b seguram muito mais as texturizações e estilizações do que os tipos 2, 3 e 4a (ahaza!).

TIPO 4B

  • TIPO 4 ‘C’ – Crespos tipo 4C é composto por mechas que quase nunca irá definir sem a ajuda de alguma técnica de texturização. Ele pode variar de fino e macio  para áspero e denso. Alguns dizem que o crespo 4c enrolam são idênticos aos crespos 4b, exceto pelo fato de que o 4c tem cachos mais apertadinh5 os com menos definição. Crespos tipo C que possuem cachinhos bem apetados podem encolher mais de 75% (ouch!).

 

TIPO 4C

Muitas pessoas podem se identificar com mais de uma textura de cabelo, principalmente quando se está em Transição Capilar ou quando se faz o Big Chop e o cabelo está crescendo. Agora eu tenho certeza que você conseguirá encontrar o seu tipo de cabelo! Mais explicado I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L! 😉

Mas Naza, você disse que achava importante saber do seu tipo de cabelo. Por quê?!” Simplesmente para sabermos como cuidar do nosso cabelo. Quanto maior o tipo, mais hidratação se precisa. O Cronograma capilar é importantíssimo para as crespas, para manutenção e cuidados diários. Assim você aprende a cuidar do seu cabelo e adapta sua rotina da melhor maneira possível. O cabelo só é difícil de cuidar se você não o conhece. Recomendo o teste de Porosidade Capilar também!

Falando em tipo de cabelo, deixo também um texto muito bom do blog Cacheia! sobre a hierarquização da textura capilar e porque isso faz mal.

Beijos texturizados,

-Naza

Você também pode gostar