Rotina Wash and Go para Crespos Curtos

Oi, gente bonita! Vocês estão se comunicando com a pessoa que mais vive atrasada neste planeta: Eu mesma! Rs* – Neste post de hoje, mostrarei para você como faço a Rotina Wash and Go para àqueles dias em que o cabelo precisa ser hidratado, mas você não tem tempo para um dia inteiro (alguém aí se identificou?!).

É tarde, é tarde, é tarde!!! Ai meu Deus!
É tarde, é tarde, é tarde!!! Ai meu Deus!

Então vamos à Rotina Wash and Go para Crespos Curtos (que é o meu caso – ha ha). Mas primeiro, o que é Wash and Go?!

  • É simplesmente a rotina capilar normal da crespa, onde se faz o a lavagem (WASH) do cabelo, podendo ser com shampoo ou co-wash, condiciona e finaliza de costume (com um gel ou leave-in) e #Partiu (GO), deixando o cabelo secar ao natural ou com a ajuda de um difusor.

Essa e outras palavras da Gringa estão traduzidas por mim aqui ó: Dicionário da Crespa.

Então, eu irei apresentar para vocês como eu faço e o segredo para a definição no crespo tipo 4, que também é o meu caso! <3

IMPORTANTE: esta é maneira que eu, Luana Nazareth, realizo o wash and go, baseada em minhas pesquisas e vídeos-tutoriais assistidos da Gringa. Claro que existem adaptações, então, conheça o seu cabelo e saiba o que proporciona melhor resultado. Estou aqui para compartilhar soluções que em mim funcionam bem e podem funcionar para vocês também. 🙂

 

PASSO #1 – PRE POO

Pareço um disco arranhado quando falo disto. Torne o Pré Poo passo imprescindível em QUALQUER regime capilar que envolva a lavagem com o shampoo. O pré-poo nada mais é do que proteger o fio da agressão que o shampoo causa, mesmo que possua sulfatos leves.

E como faço isso, Naza?!

Simples: escolha o seu óleo vegetal favorito e deixe agir pelo maior tempo possível. No wash and go eu deixo, no mínimo do mínimo, atrasada, 15 (QUINZE) minutinhos, antes de lavar com o shampoo.

Sugestão? Azeite de Oliva Extra Virgem, monamú! O melhor e mais nutritivo!

PASSO #2 – LAVAGEM (WASH)

Aqui não tem mistério algum. Eu geralmente lavo com um shampoo se o cabelo estiver muito sujo e oleoso. Mas se esse não é o seu caso, você já pula para um co-wash que é sucesso!

IMPORTANTE! Eu não recomendo a combinação Pre-Poo + Co-wash. Seu cabelo pode ficar pesado e oleoso, então NÃO! Se for fazer o co-wash, pule a etapa #1 e já parta para a #2.

Sugestões?! Claro, minha gente!

  • Co-Wash: Eu vou citar 2 que sempre são maravilhosos para meu cabelo e que lhe darão um co-wash digno:
  1. Yamasterol Argan: gente, este creme multifuncional é delicinha. Ele é irmão do amarelinho que todas nós conhecemos, mas com óleo de Argan em sua composiçao, sendo ótimo para co-wash.
Disponível online na loja Lube.
Disponível online na loja Lube.

 

  1. 2. Condicionador Elseve Óleo Extraordinário – Nutrição Intensa: quem me conhece sabe que esse eu recomendo pra sempre! hahaha. Ele possui uma consistência mais espessa e pesada do que o Yamasterol e eu o uso mais nos Deep Conditions da vida. Mas ele funciona como co-wash também.

elseve

CUIDADO COM A CILADA, BINO!A Elseve malandra possui 2 tipos de condicionadores que são irmãos, tipo a Ruth e Raquel: uma é liberada para o co-wash e a outra é a Rutinha, proibidona! Você deve procurar pelo “Elseve Óleo Extraordinário – Nutrição Intensa”, com Óleos de Flores preciosas!

Atenção ao comprar! A Raquel é boa, a Rutinha é má! Rs*
Atenção ao comprar! A Raquel é boa, a Rutinha é má! Rs*
  • Shampoo: O melhor custo-benefício em termos de shampoo, minha gente, é o shampoo de Sabonete Dove! Ai ai… Ele é meu queridinho e eu uso sempre que o cabelo precisa de uma boa lavada. Veja o tutorial em vídeo abaixo ou clique aqui para o post completo.

 

PASSO #3 – HIDRATAR

Minha gente, manter o cabelo hidratado é importantíssimo. Então eu nunca lavo/condiciono/finalizo meu cabelo por si só. Eu SEMPRE o hidrato quando faço o wash and go (caso o seu cabelo precise de nutrição ou reconstrução sugiro uma pesquisa sobre Cronograma Capilar. O Wash and Go é apenas uma rotina para àqueles dias de correria). E como o tempo é curto, eu opto por soluções de curto período, mas que proporcionam a hidratação que meu crespo precisa. Para isso, as empresas têm criado máscaras de hidratação ou nutrição que são de curto período de ação e são ÓTIMOS para o wash and go.

É nessa hora também que eu desembaraço o crespo. Assim, na hora de finalizar, você não precisará perder tempo, porque tempo nesse processo é precioso! 😉

Sugestões? Sim, tenho 2:

  1. Haskell #Cronopower HI-DRA-TA: manos, a Haskell lançou uma linha completa para o cronograma capilar com máscaras de curta ação. Mas abra o coração e o bolso, pois é um pouco caro demais para pouco produto (apenas 250g). O tempo de ação é de 3 minutinhos!
Haskell, me patrocina!
Haskell, me patrocina!

 

  1. 2. Kanechom Aloe Vera: ahhh, minha gente, deixa eu te contar que esses potões da Kanechom são VIDA! São 1000g (ou 1kg) de puro amor! Um creme leve, que tem o tempo de ação de 2 minutos e cumpre o que promete! Além do preço né, mores… Um kanechom custa de 5 a 7 dinheiros. QUERO TUDO!
Creme Leve e Maravilhoso!
Creme Leve e Maravilhoso!

 

PASSO #4 – FINALIZAÇÃO

Por último, e não menos importante, a finalização é a chave para o sucesso do Wash and Go do cabelo crespo. Com paciência para identificar a melhor técnica para você é garantia de Day After bem sucedido!

Eu faço assim: ao sair do chuveiro com o cabelo molhado, eu já aplico uma quantidade considerável de óleo de amêndoas doces. Ele é leve e vai ajudar a selar o fio e proteger sua hidratação. Depois, com o cabelo úmido, divido meu cabelo em grandes mechas e aplico um gel (ISSO MESMO, UM GEL) – e é aí que mora o segredo do day after do crespo tipo 4: você vai aplicar o seu gel ou gelatina no cabelo e irá deixá-lo secar ao natural ou com a ajuda de um difusor.

Ou você que não tem cabelo tipo 4, é só finalizar como de costume, com fitagem ou não e ser feliz! 🙂

Suestões? Bom, agora eu uso um gel que eu comprei na gringa, mas para tornar tudo mais acessível, que é um dos lemas deste Canal, sugiro os produtos a seguir:

  1. Divine Curls Gel Finalizador, Inoar.
  2. Gelatina Botica Cachos Perfeitos, BioExtratus. (TESTADO E APROVADO PELO CANAL DA CRESPA)
  3. G-Gelatina, Capicilin.
  4. Relaxante Natural,Capicilin.
  5. Gelatina Vai Ter Volume Sim,Salon Line(TESTADO E APROVADO PELO CANAL DA CRESPA – Deve ser misturado à um creme de pentear, segundo a marca)
  6. Gelatina Não Sai Da Minha Cabeça, Salon Line(TESTADO E APROVADO PELO CANAL DA CRESPA – Deve ser misturado à um creme de pentear, segundo a marca)
  7. Gelatina Como Se Fosse a Primeira Vez, Salon Line(TESTADO E APROVADO PELO CANAL DA CRESPA)

Todos estes são liberados para a técnica Low Poo!

Ufa! Parece bastante coisa, mas o processo é bem mais rápido do que nosso tradicional Wash Day e assim, você pode manter o seu cabelo flawless sempre! Veja o meu antes e depois:

Tampando a cara de sono porque vocês já tomaram um susto lá em cima! Haha
Tampando a cara de sono porque vocês já tomaram um susto lá em cima! Haha

 

Testem e me contem o que acharam do resultado!

Beijos Crespos,

-Naza

Você também pode gostar